Manutenção de Ar Condicionado Automotivo em Belo Horizonte
Hoje em dia, nossa empresa disponibiliza de profissionais aptos para a manutenção em ar condicionado de veículos, bem como reparos, higienização e manutenções preventivas.
Se o seu carro é equipado com ar condicionado, a última coisa que você quer, é que ele pare de funcionar em um dia quente. A manutenção do ar condicionado é facilmente esquecida, pois não tende a afetar aspectos técnicos do veículo. No entanto, negligenciar essa manutenção pode levar a problemas ainda mais caros no futuro. Quando utilizado com pouca freqüência, a umidade pode começar a acumular-se nas tubulações e aberturas gerando fungos, bactérias e mofo. Isso pode deixar um cheiro desagradável no veículo, te dar uma dor de garganta ou dor de cabeça. Você pode prevenir e curar isso sozinho usando um filtro de ar condicionado ou trocando o existente. Outra forma de manutenção terá de ser feita por um profissional, por exemplo, mudando os filtros de ar que se bloqueados com pó e pólen. A seguir vamos falar sobre o gás do ar, funcionamento e algumas manutenções.
O gás refrigerante do sistema, precisará de recarga a cada dois ou três anos, uma vez que escapa gradualmente ao longo do tempo e vai deixá-lo com um ar-condicionado que não sopra frio. A falta de utilização aumenta a velocidade à qual o gás escapa, já que as juntas de borracha no sistema secam e deixam de formar uma boa vedação. Produtos para limpeza do ar condicionado são uma forma barata e eficaz para limpar o sistema. Você pode comprá-los como uma lata de aerossol que é pulverizada diretamente nas saídas de ar, ou o tipo que é deixado dentro do carro com o ar condicionado funcionando. Há também produtos que funcionam sendo colocados dentro do sistema de ar condicionado. Se você está dirigindo o carro com o ar-condicionado funcionando, você pode encontrar pequenas poças no chão debaixo do carro depois de ter estacionado. Este será usualmente um tubo de drenagem, onde é montado o sistema que permite a condensação escapar. No entanto, se você notar essa água regularmente, verifique o nível do líquido de arrefecimento para se certificar de que você não tem um vazamento no sistema. A verificação é também necessária se você julgar que o sistema não está resfriando o suficiente. Se o pára-brisas embaça ou os tapetes parecem úmidos, pode significar que o tubo de drenagem está bloqueado. Se você tem esse problema é uma coisa fácil de ter corrigido. E vale a pena fazer uma limpeza contra bactérias, mofo e fungos após esse reparo. Barulhos estranhos que começam quando você liga o ar condicionado devem ter atenção imediata. A bomba do sistema chamado de “compressor” pode ser a causa e muitas vezes é um sinal de que está quase quebrando. Pode não ser barato corrigir, mas vai ser significativamente mais barato do que deixar o sistema entrar em colapso. As falhas óbvias que estão associadas com um sistemas de ar condicionado são:
- Problema na tensão da correia de transmissão;
- Fluxo de ar bloqueado através do condensador e do radiador;
- Sinais visíveis de manchas de óleo refrigerante nos compressores, mangueiras, tubos ou acessórios;
- Montagem de suportes de compressores frouxos ou defeituosos;
- Tampas em falta.
Estamos preparador para corrigir qualquer defeito citado acima, mas deixaremos algumas dicas de bom uso e algumas dicas de prevenção, tais como:
Usar o ar uma vez por semana durante 10 minutos para manter a pressão do gás. Isto impede o endurecimento das mangueiras e que vedações do compressor falhem. Ligue o ar condicionado para a temperatura mais baixa e mais alta velocidade do ventilador. Execute o modo “descongelar” aos 9:55 minutos para limpar a umidade acumulada. Isto impede a formação de mofo e o odor de pano molhado sujo no sistema.
Seu sistema de ar condicionado não só arrefece o seu veículo, mas também remove a umidade da cabine. Por isso, é boa prática usar o seu aparelho de ar condicionado no inverno para manter o seu pára-brisas livre de embaçamentos que prejudicam a visibilidade.
Janelas fechadas. Ao fechar todas as janelas do carro, mesmo nos dias mais quentes, a aerodinâmica do carro permanece máxima, mantendo o consumo de combustível baixo e o ruído exterior o ruído ao mínimo, aumentando a segurança para o motorista e passageiros.
Vazamento e desgaste natural do gás. Mais de 10% do gás do ar-condicionado vai “sumir” do sistema, o que significa que ele pode não funcionar tão bem como deveria. É por isso que os fabricantes de automóveis recomendam que seu sistema seja recarregado com gás e lubrificante a cada 2 anos.
Manutenção preventiva. É uma boa prática fazer uma manutenção do sistema a cada dois anos ou antes de uma temporada quente. Isso irá garantir que você não seja pego de surpresa por uma onda de calor súbito no início da temporada e vai permitir-lhe manter-se à frente de todas as falhas do sistema ou falhas potenciais do compressor.