Manutenção de Direção Hidráulica em Belo Horizonte
A direção hidráulica deixou de ser um acessório de luxo e se tornou um equipamento necessário e comum, na maioria dos veículos leves e até nos pesados. Para o bom funcionamento do conjunto é preciso que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção, bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.
Em veículos equipados com direção hidráulica, o motorista comanda a parte mecânica do conjunto com facilidade, pois o maior trabalho é feito hidraulicamente. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira. A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.
A direção hidráulica tornou-se um componente indispensável atualmente, funciona através do fluído hidráulico pressurizado pela bomba hidráulica que “empurra” a cremalheira auxiliando o motorista no movimento do volante. Requer pouca manutenção, é confiável, mas precisa do mínimo de atenção do seu mecânico.
Vamos entender rapidamente os problemas mais comuns e seus sintomas.
Esse sistema é bem simples e não tem segredos, a atenção do motorista deve ser com o nível do fluído hidráulico que não deve baixar nunca, ou seja, se você verificar que o nível está diminuindo, é um vazamento e deve ser reparado. Geralmente os vazamentos são causados pelos componentes de vedação e conexão desgastados.
O fluído precisara ser substituído em caso de desmontagem do sistema, quando deparar com o óleo muito escuro apresentando sujeiras no mesmo.
A direção hidráulica é silenciosa, portanto qualquer ruído no seu funcionamento é uma irregularidade no sistema. Existem diferentes tipos de ruídos, os mais comuns são: Chiados agudos que são atribuídos as correias frouxas ou com a vida útil comprometida; existe também o ruído na bomba hidráulica, esse ruído é gerado pela presença de ar no sistema. Nesse caso o sistema deve ser sangrado e novamente completado o nível de fluído.
Quando a direção hidráulica deixa de funcionar o sistema de direção volta a ser “puramente” mecânico e o esforço para gira-la é maior, as causas mais comuns desse sintoma são atribuídas a pane total da bomba, e então o sistema hidráulico deixa de funcionar, a troca da bomba poderá ser a solução para o problema. Pneus com pressão muito abaixo do especificado também prejudicam o sistema, deixando a direção mais pesada e causando maior o esforço do sistema hidráulico. Vazamentos no sistema também causam a falha total do sistema.
Esses defeitos acima estão diretamente relacionados há direção hidráulica, mas há outros problemas que afetam o sistema de direção, por exemplo, rodas desalinhadas e/ou desbalanceadas podem causar trepidação no volante(shimmy.), por isso sempre verifique periodicamente o alinhamento e balanceamento das rodas. Folgas no sistema estão atribuídas a componentes folgados que precisam ser reapertados.
Com isso fique de olho, e nas revisões sempre peça ao seu mecânico para verificar o sistema de direção hidráulica.
O vazamento de fluido é um dos defeitos mais comuns e indica que algo está errado. Se estiver abaixo do recomendado, a direção ficará pesada e surgirão ruídos, que lembram estalos, ao esterçar. Portanto, o ideal é checar o nível do lubrificante durante as revisões.
O fluido deve ser trocado regularmente. Para saber os prazos, basta seguir a determinação do manual do veículo.
Diferentemente da hidráulica, a assistência elétrica não requer fluido, mangueiras, etc… E não “rouba” força do motor do veículo. O serviço é feito por um motor elétrico que fica junto à caixa de direção. Em caso de pane, o volante também fica pesado.