Manutenção de Sistemas de Freios em Belo Horizonte

Preocupado com a segurança de nossos clientes estamos treinados para fazer reparos e manutenções nos freios convencionais e ABS dos veículos modernos. Daremos um breve conceito e algumas explicações sobre os freios dos carros.

A função principal de parar ou frear um automóvel está sobre o freio, um sistema que precisa estar sempre revisado. O sistema de freio automotivo é simples de ser compreendido, e trabalha com os princípios e conceitos da hidráulica.

O freio funciona graças ao atrito resultante do contato entre um elemento não rotativo do veículo, e um disco ou tambor que gira com a roda. O atrito produz a força necessária para reduzir a velocidade do automóvel ao converter em calor que se dissipa no ar a energia mecânica do veículo.

Durante muitos anos, a parte rotativa do freio constituiu num tambor ao qual podiam ser aplicados dois tipos de mecanismo de atrito: uma cinta exterior que se contraía à volta do tambor ou sapatas interiores que se expandiam contra a superfície interior do tambor. Um revestimento (lona) resistente ao calor, contendo amianto, estava fixo à cinta ou as sapatas.

Entenda um pouco sobre o sistema hidráulico fechado, que conta com o auxílio de diversos componentes de diferentes funções para criar pressão, conduzir o fluido hidráulico, e para a geração de força que será aplicada nos componentes de atrito.

Agora entenda o funcionamento do freio. Quando o motorista aciona o pedal de freio o sistema entra em funcionamento: a haste que está ligada ao pedal também está ligada ao servo freio, que cria um vácuo interno em duas câmaras separadas, quando o motorista aciona o pedal de freio acaba dando passagem para o ar entrar em uma das câmaras, assim, a haste é direcionada para frente por que a outra câmara está sob constante vácuo do motor, forca direcionada ao cilindro mestre para gerar força nos cilindros de cada roda poder freia ou reduzir a velocidade dos veículos.

A manutenção em dia traz segurança ao motorista e passageiros, e depende de muitos componentes, tais como: servo freio, cilindros, pastilhas, discos, lonas, tambores, conduítes rígidos, conduites flexíveis, fluidos.

Sistema de freio ABS

O freio ABS(Anti-lockBreaking System) é um sistema de frenagem, que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo (permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia) e aproveita-se mais o atrito estático, que é maior que o atrito cinético (de deslizamento).

A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes, sendo assim o ABS foi criado para diminuir o tempo de frenagem ou parar em menor distância.

Hoje contamos com equipamentos modernos para manutenção e para o diagnóstico possíveis defeitos no sistema ABS.