Manutenção de Motores e Cabeçotes Automotivos em Belo Horizonte
Nossa empresa trata este serviço com muita seriedade e compromisso, a mecânica envolve o funcionamento do motor, frenagem, suspensão e direção, sendo assim dedicamos treinamentos para capacitação e excelência dos nossos profissionais a cada novo modelo. Vamos tratar a seguir de alguns conceito e aplicações da mecânica no funcionamento dos motores.
A função principal do motor é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O coração desse sistema é uma pequena câmara de combustão chamada cilindro. Os carros de passeios normalmente têm quatro ou seis cilindros, onde estão os pistões. A queima do combustível faz os pistões se movimentarem, girando um eixo chamado virabrequim, que vai levar a energia mecânica até o sistema de transmissão. Automóveis geralmente usam motores de 4 tempos, admissão, compressão, explosão e escape. Os motores automotivos são compostos de cabeçote, eixos, mancais, casquilhos, pistões, bielas, válvulas, tuchos e outros.
O cabeçote, também chamado de tampão, é responsável por alojar comandos, válvulas, guias e retentores, além de formar com a superfície do pistão a câmara de combustão. No cabeçote é feito o controle da entrada de ar e saída dos gases de escapamento.
O Bloco, principal parte de um motor, dentro dele estão os cilindros onde os pistões movem-se ligados a bielas e estas conectadas também ao virabrequim. O bloco também presta suporte ao conjunto móvel e seus mancais. Conjunto móvel é responsável por produzir a energia mecânica e transformá-la em movimento rotativo do motor. Este conjunto é composto pelo pistão(ou êmbolo), biela e virabrequim. O conjunto móvel gira em mancais do bloco.
Para manter uma temperatura ideal de funcionamento, existe o sistema de arrefecimento, que tem por finalidade manter uma temperatura ideal (estabilizada) para o motor. Essa temperatura pode variar de motor para motor, mas fica entre 87 e 105 graus Celsius na maioria deles. O sistema é composto por: Radiador, Bomba d’água, galerias, ventilador, válvula termostática, indicador de temperatura, sensores, carcaças, tubos, mangueiras, reservatório, válvula de expansão (integrada tampa do radiador), aditivo e outros.
Outro sistema fundamental para o funcionamento do motor é o sistema de lubrificação, considerado como parte integrante do motor, e de vital importância para o funcionamento e vida útil dos componentes mecânicos móveis. Este sistema é responsável por diminuir o atrito entre os metais. Com a colaboração do sistema de lubrificação, o motor pode atingir os graus de desempenho desejado, e para isso o sistema conta com alguns componentes: Bomba de óleo, interruptor de óleo, válvula de alivio, canais de lubrificação, Carter, pescador de óleo, bloco, filtro de óleo, dentre outros.
Para o funcionamento do motor é necessário algo que alimente este funcionamento, o sistema de alimentação, responsável por introduzir o combustível ao motor, misturando-o com o ar. No caso de um motor a gasolina, a alimentação é feita mediante um carburador ou através de injetores de gasolina colocados na câmara de admissão. Fruto da introdução dos catalisadores, os sistemas de alimentação foram obrigados a eliminar os carburadores, encontrando-se agora em todos os veículos movidos a gasolina equipados com injeção eletrônica. No caso dos motores a diesel, o sistema de alimentação utiliza injetores de alta pressão, que injetam o óleo diretamente para dentro do motor (injeção direta) ou para uma antecâmara (injeção indireta). O sistema de alimentação é composto por: tanque de combustível, tubulações, mangueiras, filtro de ar, filtro de combustível, solenoides, conectores, bomba de combustível, injetores, (carburadores, quando veículos antigos) e outros.
Tratamos este serviço com muitas seriedade, trabalhando com pecas originais para manter uma boa qualidade e garantia dos serviços.