Manutenção de Sistema Elétrico Automotivo em Belo Horizonte
O serviço elétrico foi o carro chefe quando iniciamos nossas atividades nos anos 80. Foi o que nos impulsionou a expandir nossos serviços dentro de nossa oficina (Centro Automotivo). A seguir vamos falar da importância da eletrônica dentro dos modelos de carros atuais.
O sistema elétrico dos carros é o grande responsável por controlar toda a tecnologia instalada nos modelos. O problema é que com essa tarefa, as chances de pane são grandes, devido à quantidade de energia empregada nesse avanço tecnológico. Por isso são necessárias várias revisões.
Dentre os componentes elétricos, o alternador é peça-chave nesse sistema. É ele que abastece os componentes eletrônicos quando o motor está em funcionamento. Além disso, produz a energia usada para recarregar a bateria.
A bateria é a responsável por alimentar todo o sistema quando o carro está desligado e, por conta disso, pode sofrer panes. Ligar e desligar o motor sucessivamente durante os congestionamentos podem prejudicar a bateria.
Não menos importante, o motor de arranque, ou motor de partida, é motor elétrico com escovas que tem a função de acionar o motor do automóvel até que tenha condições de funcionar sozinho (ou seja, dar a partida no carro). Sendo assim fica inoperante após esse período, permanecendo parado mesmo enquanto o motor do automóvel estiver em funcionamento.
Nos dias de hoje, não se pode esquecer que a parte elétrica esta se transformando em Eletrônica. A eletrônica do automóvel está se tornando cada vez mais complexa, graças a tecnologias avançadas, cuja finalidade é controlar todos os dispositivos possíveis tais como: Ignição eletrônica, injeção Eletrônica, ABS, sistemas de conforto e segurança são exemplos de onde a eletrônica está presente. Desta forma, o conhecimento do princípio de funcionamento dos automotivos é uma necessidade do profissional.
O termo “eletrônica embarcada” é comumente utilizado para designar os equipamentos usados em automóveis. No entanto, muito mais que isso, o termo também pode ser estendido a outros tipos de veículos tais como, barcos e até mesmo aeronaves. A eletrônica embarcada visa fornecer um sistema inteligente que possa interagir com dispositivos capazes de realizar algum tipo de ação num veículo com sensores que informem quando essas ações precisam ser executadas ou quando não podem.
A Ignição automotiva ou sistema de ignição está presente nos motores a explosão, é criada uma faísca elétrica dentro da câmara de combustão para queima da mistura ar/combustível, ou seja, é uma ignição elétrica, sendo usado apenas nos motores de ignição por centelha. Composta por bobina, cabos, velas, (distribuidores, tampa de distribuidor, rotor, platinado, carro mais antigos). O sistema de ignição de um automóvel consiste numa parte crítica do veículo e onde a eletrônica está presente.
O sistema de ignição do automóvel não tem apenas a função de gerar a faísca de alta tensão necessária a combustão, mas também garantir que isso ocorra no instante certo. Graças a recursos eletrônicos, pode-se obter maior desempenho e menor consumo, com a redução da poluição.
Demonstramos algumas informações sobre elétrica e eletrônica, conhecendo sua importância no automóveis antigos e modernos, dedicamos a capacitação de nossos profissionais para executar os serviços com excelência. Sendo assim estamos aptos e treinados para solucionar problemas e panes.